Copa Colegial de Empreendedorismo®
1. Descrição geral
A Copa Colegial de Empreendedorismo® é a maior ação de fomento ao empreendedorismo jovem da história do Brasil.
Uma competição de ideias de negócios criadas por times de estudantes do ensino médio com prêmios incríveis.
Times de 2 a 5 alunos, todos regularmente matriculados e cursando entre o último ano do ensino fundamental (9º Ano) e o último do ensino médio (3º Ano), devem postar no site da competição (www.copacolegial.com.br) uma ideia de negócios seguindo o roteiro que consiste em responder 6 perguntas, fazer o upload de slides de apresentação da ideia (pitch deck) e de um vídeo de no máximo 3 minutos (pitch em audiovisual) explicando a ideia de negócio da equipe para poder ser julgada pelos jurados.
O material postado pelos times será analisado por uma banca de jurados composta por empreendedores de sucesso e mentores de startups que selecionarão 10 finalistas, utilizando os seguintes critérios:
Como Participar
Para participar a escola deve agendar uma oficina gratuita de 90 minutos para professores e alunos que pode ser presencial ou virtual, dependendo da disponibilidade e localidade.
A oficina traz conteúdo motivacional sobre empreendedorismo e ensina a como participar da competição descrevendo as regras e os prêmios, além de ensinar os alunos a criarem vídeos para participar da competição.
A oficina pode ser precedida por uma reunião com os dirigentes da Escola e inclusive uma palestra para professores antes da realização da oficina para os alunos. Para agendar uma reunião com a organização da Copa Colegial de Empreendedorismo® basta inscrever a Escola no site da competição.
A partir daí todos os educadores da Instituição têm acesso a materiais desenvolvidos em Harvard e lapidados no Vale do Silício por meio da plataforma da competição (www.copacolegial.com.br) para auxiliar na formação dos times com suporte de nossa equipe por Whatsapp e/ou e-mail.
1.1. Objetivos
1.1.1. Objetivo Geral
O objetivo da Copa Colegial de Empreendedorismo® é fomentar a cultura empreendedora entre os jovens do último ano do ensino fundamental (9º Ano) e o último ano do ensino médio (3º Ano) no Brasil por meio do desenvolvimento dos talentos envolvidos no processo empreendedor, entre eles a capacidade de conceber ideias de negócios, entender sua relação com o emprego e renda, os passos da criação de uma empresa, compreendendo a produção de uma apresentação de slides e capacitá-los a criar produções audiovisuais para apresentar suas ideias criativo-empreendedoras.
1.1.2. Objetivos Específicos
2. Detalhamento da competição
Equipes compostas por 2 a 5 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º, 2º e/ou 3º anos do ensino médio deverão produzir um vídeo autoral contendo a apresentação de sua ideia de negócio e postá-lo no site da competição juntamente com um PDF de preferencialmente até 10 slides apresentando sua ideia de negócio (pitch-deck) e responder às perguntas apresentadas no site competição. O vídeo de até 3 (três) minutos deverá conter informações sobre o problema que a ideia de negócio pretende resolver, sua capacidade de gerar empregos diretos e indiretos (impacto) e seu potencial de expansão (escalabilidade).
O site da competição exigirá também das equipes o preenchimento de formulário contendo tópicos com o objetivo de facilitar a formatação e a exposição do negócio.
Vídeos inspiracionais e tutoriais com dados sobre o mundo das startups serão disponibilizados sem custo para escolas, educadores e discentes para incentivá-los a participar.
Vídeo-aulas contendo o passo a passo para montagem e apresentação de suas startups estarão disponíveis gratuitamente no site da competição para serem assistidas por alunos e professores.
O conjunto de tutoriais em vídeo poderá ser utilizado por educadores de todo Brasil, sem custo para administração de oficinas de criatividade e criação de material audiovisual para participação na competição.
Os vídeos e descritivos postados pelas equipes no site da competição serão avaliados por banca examinadora composta de empresários de diversos setores com experiência no mundo das Startups na fase chamada “Seletivas”, que vai de 1o a 31 de outubro todos os anos.
Dez times serão selecionados para a final, onde os alunos terão que fazer uma apresentação em tempo real, pela internet, de sua ideia (pitch) para a banca de jurados, composta por empresários brasileiros de sucesso.
3. Etapas da competição
3.1. Inscrições
O projeto está aberto permanentemente para inscrição de Escolas, Educadores, Times e seus Projetos e também para Voluntários.
As inscrições de Escolas, Educadores, Times e seus Projetos deverão ocorrer exclusivamente através do portal da competição: www.copacolegial.com.br
Os voluntários que desejem oferecer mentoria para times devem enviar e-mail de solicitação anexando currículo para mentores@copacolegial.com.br.
3.1.1. Escolas
A inscrição das escolas tem por objetivo permitir o acesso de diretores, coordenadores, orientadores e professores aos conteúdos e materiais de apoio que os auxiliarão na montagem das equipes e no desenvolvimento de sua desenvoltura.
As escolas deverão inscrever-se através do site: www.copacolegial.com.br
Pré-requisitos
Para participar da competição as escolas devem oferecer necessariamente ao menos o ensino fundamental (9º Ano) e o ensino médio.
3.1.2. Educadores
Educadores também podem inscrever-se para ter acesso aos conteúdos e materiais de apoio da competição no site: www.copacolegial.com.br
Pré-requisitos
Para ter acesso aos materiais da competição, os educadores precisam dar aulas para o ensino fundamental (9º Ano) e para o ensino médio em uma ou mais escolas e devem escolher qual escola ficará ligada ao seu nome no momento da inscrição.
Caso o educador deseje orientar times em mais de uma escola deve abrir mais de um cadastro com e-mail diferente para atrelar outra escola ao seu nome, sendo um para cada escola.
3.1.3. Times
Times que atenderem os pré-requisitos da competição deverão cadastrar sua ideia de negócio através do site: www.copacolegial.com.br
Para preenchimento das ideias de negócios, cada equipe precisará:
As instruções para o preenchimento do formulário e upload de arquivos estão detalhadas no formulário de inscrição, e podem ser conferidas no vídeo tutorial no menu inicial da Equipe.
*Os participantes que possuírem alguma dificuldade para o preenchimento do formulário poderão entrar em contato via WhatsApp (botão constante no site).
Pré-requisitos
Para participar da competição os times deverão ser compostos por 2 a 5 alunos, do 9º ano do ensino fundamental e/ou do 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio, que estejam regularmente matriculados em uma escola pública ou privada.
Todos os componentes do grupo terão necessariamente de estar cursando o 9º ano do ensino fundamental e/ou do 1º, 2º ou 3º ano do ensino médio.
As equipes poderão ser compostas por alunos de diferentes séries e escolas, com idades entre 13 e 19 anos, porém devem selecionar qual escola ficará atrelada ao projeto apresentado. Se um time quiser ingressar com mais de um projeto é possível atrelar uma escola a cada projeto inscrito.
É necessário que todos os membros da equipe sejam engajados ativamente com as redes sociais da Copa Colegial de Empreendedorismo®. Sigam, compartilhem, comentem, reajam frequentemente às publicações em todas as redes sociais, seja no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
Os engajamentos poderão ser utilizados, em última instância, como critério de desempate entre equipes que cumprirem todos os outros critérios de desempate.
A equipe deverá ser monitorada por um professor responsável. O professor poderá monitorar o número de equipes que for adequado.
3.1.4. Voluntários
Pessoas físicas interessadas em ministrar palestras em escolas públicas ou privadas com objetivo de auxiliar na formação e mentoria de times poderão inscrever-se enviando e-mail para mentores@copacolegial.com.br anexando seu currículo.
*Os materiais serão disponibilizados de maneira totalmente gratuita após a assinatura do termo de trabalho voluntário.
Pré-requisitos
É necessário que os voluntários, caso aprovados, sejam engajados ativamente com as redes sociais da Copa Colegial de Empreendedorismo®. Sigam, compartilhem, comentem, reajam frequentemente às publicações em todas as redes sociais, seja no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
3.2. Seletivas
As seletivas ocorrerão do dia 1º a 31 de outubro e todos os projetos inscritos passarão por uma pré análise de empreendedores experientes e serão rigorosamente filtrados com o seguinte critério de seleção:
*As inscrições efetuadas após 30 de setembro estarão automaticamente competindo na edição do ano subsequente.
3.3. Final
A apresentação ao vivo das equipes selecionadas aos jurados (PITCH) ocorrerá na final, no dia 10 de novembro de cada ano.
Dez times serão selecionados para a final, onde os alunos terão que fazer uma apresentação ao vivo, pela internet, de sua ideia de negócio (pitch) para a banca de jurados, composta por empresários brasileiros de sucesso.
As equipes serão analisadas conforme os critérios citados no item de premiação.
3.4. Premiação
As três equipes vencedoras receberão prêmios.
Os membros das 3 (três) melhores equipes (de 2 a 5 participantes cada) ganharão bolsas de estudos para o curso de Bacharelado em Administração de Empresas, com 4 anos de duração ou outro curso superior disponível no ato da premiação. Os membros da equipe vencedora ganharão uma viagem para o Vale do Silício na Califórnia para realização de um curso de 2 (duas) semanas de duração focado em empreendedorismo chamado Silicon Valley Boot Camp® e o professor que auxiliou o time irá acompanhá-los nessa viagem inesquecível.
Para que o professor acompanhe o time na viagem é necessário que até a data de fechamento de inscrições (30 de setembro) o PDF de apresentação do projeto (pitch deck) contenha o nome do professor incluído no slide EQUIPE/TEAM.
As bolsas de estudo poderão ser oferecidas em instituições parceiras, e os cursos em faculdades disponíveis serão divulgados no ato da premiação.
Visto para os Estados Unidos
Para usufruir do prêmio é necessário ter visto de viagem para os Estados Unidos da América.
O comitê organizador da Copa Colegial de Empreendedorismo® irá assessorar os vencedores para obtenção de visto em tempo hábil para a viagem, porém o prazo dos trâmites depende do Consulado Norte Americano no Brasil e podem demorar mais do que o necessário para garantir o usufruto do prêmio.
Caso qualquer membro da equipe vencedora e/ou o educador que as auxiliou não conseguir obter o visto em tempo hábil para a viagem, todo o grupo será transferido para a próxima data do Silicon Valley Boot Camp® disponível.
No caso de impedimento definitivo, como por exemplo ficha criminal, ter sido previamente deportado ou qualquer outro motivo que impeça um integrante do grupo ou educador de adentrar em território norte-americano, não será possível usufruir desta parte do prêmio e não haverá qualquer crédito ou ônus a ser pago pelos organizadores a qualquer título. Os demais membros da equipe e/ou educador premiados que conseguirem obter o visto de entrada nos Estados Unidos da América usufruirão do prêmio normalmente.
Seguro de viagem
Para que os ganhadores usufruam do prêmio, a organização fornecerá o seguro-viagem para cada passageiro, obedecendo aos seguintes critérios:
4. Critérios para seleção das equipes vencedoras
Os critérios para escolha das melhores equipes, além dos já mencionados serão:
5. Desqualificação
As equipes estão sujeitas a desqualificação em caso de:
Outros casos que possam dar ensejo a uma desqualificação, não previstos neste regulamento, serão julgados pela organização que terá decisão soberana e irrecorrível sobre o assunto.
6. Cronograma da competição
INSCRIÇÕES ESCOLA
365 dias por anoINSCRIÇÕES TIMES E PROJETOS
Todos anos até 30 de setembroANÚNCIO FINALISTAS
Todos os anos até 30 de outubroA GRANDE FINAL
Todos os anos no dia 10 de novembro
7. Soberania decisória
Os organizadores da competição têm soberania absoluta para decidir em casos não cobertos pelo regulamento.
8. Disposições Gerais
8.1. Ajustes no Regulamento
Este regulamento poderá sofrer quaisquer ajustes e alterações até o dia 30/09. Ao participar da competição, os participantes concordam desde já com essa possibilidade e aceitam quaisquer modificações que venham a ser feitas até a data mencionada.
8.2. Propriedade Intelectual
A propriedade intelectual das ideias apresentadas é de cada participante.
8.3. Sigilo dos Projetos
Os projetos serão julgados nas seletivas em caráter de sigilo até a apresentação final. A partir da apresentação final, os organizadores não se responsabilizam em manter o sigilo do projeto, uma vez que será divulgado na grande mídia, redes sociais e internet.
8.4. Termo de Aceitação
Todos os projetos participantes declaram que, ao inscrever-se, concordam com os termos deste regulamento, não havendo nada a reclamar.